Edição:ANO XIII - Nº 5.074 Belém, Segunda, 22/12/2014   
Busca
ok
GERAIS
Noticias
ESPORTE
Notícias
POLÍCIA
Notícias
SHOW
Noticias
COLUNAS
Abner Luiz
Adenirson Lage
Braz Chucre
Christian Emanoel
Gran Monde
Guilherme Tadeu
Hamilton Gualberto
Pé na Estrada
Polícia & Justiça
Xaxu
Sergio Noronha
PLURAL
Gastronomia
Notícias
Pílulas
CONTATO
Fale Conosco
SERVIÇOS
Assinaturas
Fotógrafa é premiada

Edição de 05/11/2013
Tamanho do Texto

Walda Marques recebe a Ordem do Mérito Cultural do Brasil

Conhecida por seus trabalhos retratando o universo feminino, a fotógrafa Walda Marques receberá, hoje, a Ordem do Mérito Cultural do Brasil, a maior comenda concedida a produtores culturais do País, hoje, no Dia Nacional da Cultura. Ela e Daniel Munduruku serão os únicos representantes do Pará a receberam a medalha das mãos da presidenta Dilma Rousseff, no auditório do parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

Em seu estúdio fotográfico, Walda diz que ficou lisonjeada com a indicação para o mérito. "Acho interessante ter gente do Norte nessa seleção feita pelo Ministério. Nós, da região, que somos quase sempre deixados de lado. Esse prêmio é estendido a todos da minha geração que fizeram a fotografia do Pará ser conhecida no Brasil e no mundo inteiro. Muita gente boa que fez acontecer seu nome, seu trabalho, sem apoio, sem patrocínios, pelo esforço próprio", comenta a fotógrafa.

Walda é, sem dúvida, uma dessas profissionais que transformaram Belém do Pará em uma referência para a fotografia brasileira. É parte de uma geração que tem nomes como Luiz Braga, Elza Lima, Leila Jinkings, Paula Sampaio, Cláudia Leão e outros profissionais que ganharam prêmios nacionais e internacionais e imprimiram, cada um a seu modo, uma personalidade própria para a fotografia feita da Amazônia.

A Ordem do Mérito Cultural foi instituída pela lei nº 8.313, de 1991, e regulamentada pelo decreto nº 1.711, de 1995 e é feita anualmente em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, celebrado hoje, 5 de novembro. Os indicados se distinguem por suas relevantes contribuições à cultura e podem ser recomendados por qualquer pessoa no site do Ministério da Cultura.

Os escolhidos recebem a insígnia das mãos da presidenta da República, que é a grã-mestre da Ordem, e da ministra da Cultura, a chanceler.Desde 1995, mais de 500 personalidades foram agraciadas, assim como 60 instituições receberam a medalha. Dentre as personalidades que receberam a comenda estão Lúcio Costa, Ariano Suassuna, Zuzu Angel, Vinícius de Moraes, Nelson Rodrigues e Clarice Lispector. Os paraenses Miguel Chikaoka e Mestre Verequete já receberam a homenagem. Este ano, os destaques da cerimônia são Tomie Ohtake e Oscar Niemeyer.

Email: redacao@jornalamazonia.com.br
© Copyright 2004. Todos os direitos reservados ao Amazônia Jornal on line
uma empresa das Organizações Romulo Maiorana