Belém 20 de Dezembro de 2009
BUSCA:
 
Festas mudam a rotina dos paraenses
 
 
 

As festas de final de ano movimentam o comércio e, por isso, os shopping centers, as lojas e os supermercados adotam horários especiais para facilitar a vida dos consumidores que querem comprar os presentes para amigos e parentes e também os ingredientes e bebidas das ceias. Mas a facilidade é motivo de preocupação. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Lojista de Belém, José Ribamar, afirmou que a entidade vai acompanhar a movimentação. 'Os horários de funcionamento serão analisados para verificar se ao sair das lojas ou supermercados o trabalhador terá como se deslocar de volta para casa sem ter nenhum ônus a mais', afirma.

José Ribamar disse ainda que o comércio vai funcionar normalmente, mas em horário reduzido. No dia 23, os estabelecimentos vão abrir em horário normal, mas, no dia 24, abrirão às 8 horas e fecharão às 18 horas. No dia 25, todas as lojas do comércio fecham para os consumidores e só reabrirão no dia 26. Além disso, todos os shopping centers de Belém exercem horários especiais para facilitar as compras.

Fique atento

 Bancos - O Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá informou que todos os bancos funcionam normalmente no dia 23. Já no dia 24, o funcionamento é das 8 às 10 horas. No dia 25, permanecem fechados e só reabrem no dia 28 para o atendimento aos clientes.

Supermercados - Todos os de Belém abrirão normalmente no dia 23, mas, no dia 24, funcionarão das 8 às 20 horas. No dia 25, permanecem fechados e só reabrem as portas aos consumidores no dia 26, conforme informou a Associação Paraense de Supermercados (Aspas).

Pátio Belém - O shopping da Padre Eutíquio faz 'virada' neste Natal. No dia 23, as portas abrirão aos consumidores às 9 horas e só fecharão às 19 horas do dia 24. A praça de alimentação também está incluída na virada de final de ano. Apenas o cinema vai funcionar de acordo com o horário dos filmes. As lojas do shopping só reabrirão no dia 26 às 9 horas e continuam abertas até as 23 horas.

Shopping Boulevard Belém - Já funciona em horário especial desde o dia 18. Abre às 10 horas e só fecha uma hora da madrugada. No dia 24, as lojas abrirão às 8 horas e fecharão às 18 horas. No dia do Natal, as portas estarão fechadas e só reabrirão no dia 26 das 10 horas até uma hora da madrugada.

Castanheira Shopping Center - No dia 23, funcionará das 10 horas até a meia-noite. Já no dia 24, abrirá às 10 horas e fechará às 20 horas e continuará fechado no dia 25. A praça de alimentação e Parque Amazon Fantasy abrem às 18 horas e fecharão às 22 horas e o cinema abrirá das 15 horass às 22 horas do dia 25. No dia 26, o horário de funcionamento voltará ao normal.

Prontos-Socorros Municipais (PSMs) do Umarizal e Guamá- Vão ficar abertos todos os dias sob regime de plantão, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Tribunal de Justiça -

O Tribunal entrou em recesso no dia 18 e só retorna no dia 6 de janeiro de 2010. Não haverá sessões neste período. Haverá apenas o plantão das 14 ás 17 horas com o juiz doutor Roberto Gonçalves Moura e com a diretor de secretaria: Ana Paula Fadul de Souza pelo telefone: 3205-2135.

Bosque Rodrigues Alves - Vai abrir no dia 24 das 8 às 14 horas e fechará no dia 25. O horário voltará ao normal no dia 26, quando funcionará das 8 às 17 horas. A entrada custa R$ 2 para adultos e estudantes pagam meia. Crianças até 6 anos não pagam entrada e a partir de 7 até os 12 anos pagam meia. Os idosos também não pagam entrada.

Ctbel - A Companhia de Transportes de Belém informou que os setores administrativo e operacional funcionam normalmente no dia 23, mas nos dias 24 e 25 a área administrativa ficará fechada e apenas o operacional, que são os agentes de trânsito, estará nas ruas. No dia 26, o atendimento voltará ao normal.

Centro comercial - O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belém informou que as lojas abrem normalmente no dia 24 e funcionam até as 19 horas. Já no dia 25 todas as lojas do centro comercial fecham e só retornam no dia 26.

Feiras - A Associação dos Feirantes de Belém (Asfembel) informou que todas as feiras abrirão no dia 23 normalmente e, no dia 24, ficarão abertas até as 22 horas. No dia 25, as feiras abrem apenas até as 23 horas. Apenas a feira do Ver-o-Peso não tem horário diferente por funcionar 24 horas por dia.

 

 
   
 
   
   
     
 
 
 
Copyright © 2004 - 2009. Todos os direitos reservados ao Jornal O Liberal