Belém 21 de Janeiro de 2014
BUSCA:
 
UFPA deve fazer 700 matrículas por dia
 
 
 

SISU E PS

Instituição habilita os aprovados até o próximo dia 24, em Belém

Centenas de calouros aprovados no Processo Seletivo (PS) 2014 compareceram, ontem, à Universidade Federal do Pará (UFPA) para dar início ao processo de habilitação e matrícula. A Coordenadoria de Admissão e Cadastro da instituição estima que a média seja de 700 atendimentos por dia, até sexta-feira, 24, última dia para habilitação em Belém. Nos campi do interior, o prazo será encerrado dia 28. Os novos alunos devem ficar atentos ao calendário de habilitação, pois as datas e horários são específicos para cada curso. Hoje é o último dia de matrículas de quem foi classificado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Estudantes e responsáveis lotaram o Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFPA na manhã de ontem e o processo transcorreu tranquilamente, com tempo de espera entre 20 e 30 minutos.

Raíssa Pimentel, 19, era uma das aprovadas. Após as comemorações, ela reuniu os documentos necessários para confirmar a vaga formalmente. "É a terceira vez que presto o vestibular. Passei em Ciências Sociais, mas também tentei pelo Sisu, onde fui chamada em História", conta. No entanto, o sonho dela não é cursar nenhum desses dois cursos. A jovem pretende estudar Direito e aguarda a segunda chamada para o curso pelo Sisu.

"História foi a minha segunda opção no Sisu, tanto é que nem fiz a habilitação. Vou me matricular, mas farei vestibulinho caso não seja chamada para Direito", explica.

A relação entre as vagas das duas modalidades de ingresso - Sisu e Processo Seletivo - é uma das maiores dúvidas dos calouros. A recomendação do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (Ciac) é que quem compareceu às duas habilitações procure o setor para desistir de uma das vagas oficialmente. "Caso não o façam, vamos considerar como válida a primeira habilitação, ou seja, a do Sisu. Então, indeferiremos a habilitação pelo PS e a vaga será ocupada na repescagem, que deve acontecer a partir do mês que vem’’, avisa Aluízio Barros.

COTAS

Coordenadora de Admissão e Cadastro, Julieta Jatahy alerta os candidatos que chequem os documentos necessários no site www.ciac.ufpa.br, para evitar transtornos, mas assegura que ninguém deixará de ser atendido até o final do prazo, mesmo que compareça em dia diferente do destinado ao seu curso. "Eles também apresentam certa dificuldade com a documentação exigida para comprovar o direito à cota por renda. As cotas de escolaridade e cor são mais fáceis, mas de qualquer forma, todos os documentos para cada caso estão discriminados no edital de habilitação", orienta.

Na dúvida, Stephanie dos Santos, 19, preferiu ir até a Universidade para confirmar a documentação exigida para a matrícula. "Acessei a página inicial do site, mas não achei as informações muito claras, então decidi vir aqui antes do dia estabelecido para a habilitação do meu curso", justifica ela, que é caloura em Serviço Social.

Ana Maria Esteves, 18, abriu mão da vaga em Veterinária na Universidade Federal no Rio de Janeiro (UFRJ), que obteu por meio do Sisu, para cursar Psicologia na UFPA e foi bem recepcionada pelos veteranos do curso. "A habilitação foi rápida, está bem organizado e a recepção foi muito interessante. Eles mostram o bloco do curso e dão outras informações, estou animada para começar", afirma. No auditório do ICJ, várias equipes orientam os estudantes e fazem a primeira verificação na documentação, principalmente de quem é cotista. Depois de outra análise, os documentos são digitalizados e a habilitação é confirmada.

"Esta etapa é mais administrativa, para checar se estão aptos legalmente a ingressar na Universidade. É importante que os calouros participem da próxima fase, a orientação acadêmica nos campi. Será o momento onde eles conhecerão melhor os institutos, saberão horários e disciplinas", acrescenta Julieta. O Ciac publicará, até o dia 4 de março, o Edital de Homologação, com o resultado das análises dos documentos apresentados pelos candidatos convocados. "As aulas devem iniciar antes, por volta de 25 de fevereiro, mas os calouros devem começar a estudar depois. Por isso é bom prestar atenção ao site, onde o calendário será publicado", aconselha.

agenda

Habilitação

Local: Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas Campus Profissional

HOJE

CURSO HORÁRIO

Administração 8h

Arquivologia 11h30

Biblioteconomia 9h

Ciências Contábeis 9h30

Ciências Econômicas 10h

Direito 15h

Serviço Social 11h

Turismo 11h30

 
   
 
   
   
     
 
 
 
Copyright © 2004 - 2009. Todos os direitos reservados ao Jornal O Liberal