Belém 30 de Janeiro de 2010
BUSCA:
 
Tecnomelody no É do Pará
 
 
 

Alexandra Cavalcanti
Da Redação

O aniversário de seis anos do programa ‘‘É do Pará’’, da TV Liberal será comemorada bem ao estilo paraense: com muita música e festa na Praça da República. O ritmo não poderia ser outro, o tecnomelody das bandas Ravelly, Fruto Sensual e Viviane Batidão e a Aparelhagem de Som Super Pop. O programa será apresentado ao vivo e a concentração está marcada para o meio-dia, na Rua da Paz, bem ao lado do Theatro. Na ocasião, também será gravado um quadro para o Fantástico, da TV Globo.

Além dos shows, o programa vai exibir duas matérias sobre a trajetória do movimento tecnomelody no Estado. 'Entre outras coisas, vamos mostrar como eles transformam sucessos internacionais no ritmo tecnomelody criando novas letras e melodias. Vamos entrevistar a banda Os Brothers, que ficou famosa com a música ‘Hoje eu tô solteira’ (versão single Ladies da cantora Beyoncé)', antecipa a editora chefe do programa, Arcângela Sena.

No Quadro 'Porque é Bom', um dos mais antigos do programa e também o que costuma fazer mais sucesso entre os telespectadores, a banda de tecnomelody 'Quero Mais' vai dar uma receita especial. 'O quadro está no programa desde o início e faz muito sucesso com o público, porque dá dicas de receitas usando ingredientes da culinária paraense. As pessoas se interessam bastante especialmente pelos pratos feitos com o cupuaçu, o açaí e o pirarucu', afirma a editora.

Para transmitir o programa ao vivo, direto da Praça da República, a equipe do É do Pará precisou de um apoio extra para garantir toda a infraestrutura necessária. 'Estamos trabalhando em parceira com a Bis Produções e Eventos. Ao todo, vamos estar com mais de 50 profissionais, 30 da TV Liberal e a outra parte da Bis, sem falar naqueles que atuam na produção das bandas', explica Arcângela.

A decisão de fazer um programa especial de aniversário para mostrar o ritmo do tecnomelody surgiu durante as reuniões diárias para conversar sobre programação desse evento. 'De modo geral nos reunimos sempre para discutir as pautas (os assuntos) para o programa. Nesse caso, pensamos que o ritmo representa exatamente aquilo que mostramos em todos os programas: o melhor do estado, provando que o Pará não é apenas violência, trabalho infantil, desmatamento, mas um Estado com um potencial turístico incrível, uma cultura rica e uma culinária maravilhosa. O objetivo do programa é justamente esse: mostrar o Pará que dá certo', ressalta.

A expectativa da organização do evento é de que cerca de 20 mil pessoas participem da programação. 'As apresentações ao vivo costumam fazer muito sucesso, as pessoas gostam de participar, ver como é feito o programa e foi por isso que decidimos mais uma vez levar o É do Pará para uma praça de Belém. Ano passado estivemos na Praça Batista Campos e foi muito legal. Este ano com certeza será melhor ainda', garante a editora.

A programação vai contar com o apoio da Ctbel para controlar o trânsito no local, da Gurada Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Seurb e Semma.

DESAFIO

Durante a comemoração do aniversário do programa, o público paraense também vai poder marcar presença no quadro 'Desafio da Galera', do programa Fantástico, da TV Globo. A meta é escolher a plateia mais animada do Brasil.

O quadro é baseado na onda da dancinha que já virou febre no mundo todo. Multidões fazem shows no meio da rua. Um deles foi no mês de abril do ano passado. Milhares de pessoas atenderam ao chamado e foram a uma praça em Londres. No local, microfones foram distribuídos entre os presentes e todos juntos cantaram 'Hey Jude', um clássico dos Beatles e fizeram uma coreografia para acompanhar a letra. Também em 2009, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, cerca de 20 mil pessoas fizeram uma dança sincronizada durante uma apresentação da banda Black Eye Peas.

A produção do Fantástico resolveu fazer o mesmo aqui no Brasil. A cada domingo, apresenta uma coreografia diferente. A primeira a aceitar o desafio foi a cantora Ivete Sangalo que ensinou ao seu público a coreografia de 'Na base do beijo' para apresentar no programa. Depois foi a vez da cantora Claudia Leitte, que colocou a turma para dançar no Festival Planeta Atlântida, em Florianópolis. No domingo passado foi a dupla sertaneja Jorge e Mateus, que participou do desafio.

'Vamos aproveitar a ocasião, o aniversário do programa, para gravar o quadro e enviar para o Fantástico e mostrar a coreografia do tecnomelody', ressalta Arcangêla Sena.

Programa valoriza o que o Estado tem de melhor em todas as áreas

O programa semanal É do Pará é produzido pela TV Liberal. Todos os sábados, antes do Jornal Liberal 1ª edição, o telespectador paraense é convidado a fazer uma viagem pelo que de melhor o Estado produz nas áreas rural, industrial e ecológico, além de oferecer uma vitrine para divulgação da culinária, arte, cultura, lazer e entretenimento regional.

'É um programa bem paraense, que mostra o Pará para o paraense e também para todas as aquelas pessoas que estão, por exemplo, nos Estados Unidos ou em outro lugar qualquer e podem acessar o programa através do Portal ORM', afirma a editora chefe do É do Pará.

A receita do programa é simples e vem dando muito certo. Com uma linguagem ampla e de fácil compreensão, a equipe formada por Álvaro Borges (diretor geral de jornalismo), Simone Amaro (chefe de redação), Arcângela Sena (editora chefe), Marina Miralha (apresentadora), Tina Perzan (produtora), José Raiol (editor de imagens), Bruna Carvalho (estagiária), entre outros, o programa conquistou o telespectador. 'Podemos perceber esse retorno através dos e-mails e dos telefonemas que recebemos, muitas vezes, assim que o programa termina. São sugestões, pedidos de receitas e dicas. A participação do telespectador é muito ativa. Temos pautas agendadas até o mês de maio garimpadas das sugestões que recebemos', revela a editora.

Para colocar no ar o programa de 35 minutos, a equipe prepara tudo com antecedência. 'Procuramos produzir as matérias, quase sempre de comportamento, pelo menos uma semana antes de ir ao ar. Esta semana estamos produzindo o programa de aniversário, mas já estamos com o próximo programa pronto', explica.

serviço

Aniversário de seis anos do Programa É do Pará, da TV Liberal, com a participação das bandas Ravelly, Fruto Sensual e Viviane Batidão e a Aparelhagem de Som Super Pop. Transmissão ao vivo da Praça da República, a partir do meio-dia.

 
   
 
   
   
     
 
 
 
Copyright © 2004 - 2009. Todos os direitos reservados ao Jornal O Liberal